domingo, 16 de janeiro de 2011


Marciano Schimitz (pintor gaúcho) - A Revolução
Artista conceituado que integrou movimentos de conscientização e interiorização da arte.

Sua obra é bastante eclética vai do movimento surrealista e da pintura metafísica ao muralismo sacro e ao nativismo.

Fazem parte do seu acervo obras públicas como a fachada escultorica do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e o Monumento à Bíblia em Novo Hamburgo, ainda, as obras na Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lurdes na cidade de Canela.



Esta pintura retrata um gaúcho triste, tendo como companhia o cusco e o cavalo na imensidão do campo. Escolhi essa imagem pintadapor Marciano Shimitz e o poema de Jayme Caetano Braun para denvolver a tarefa solicitada.


(Livro: PAVADAS E CANTARES -Jayme Caeteno Braun)


Bendito aquele que estuda

porque estudar é importante

Embora, o ignorante

tem sempre um santo que ajuda

Às vezes a sorte muda

quando existe um santo forte

Cada qual procura um norte

por isso não encabulo

-Que a tava que bota o culo

-é a mesma que bota a sorte!

Meu tetravô foi fronteiro,

meu bisavô domador

O meu avô-alambrador

e o meu pai foi -carreteiro

A mim não sobrou dinheiro

pra cursar a faculdade

Mas tive a felicidade

graças ao nosso senhor

E me tornei pavador,

pra guardar a identidade!

O estudo é muito bonito

e até muito necesário

Mas este cantor primário

cruzando o pago infinito

continua a trotezito,

mesmo sem ser diplomado

Eme sinto conformado,

o que é meu ninguém me toma

Pois duvido que um diploma

torne um burro, advogado!

Como é lindo colar grau

num salão de faculdade

Embora essa qualidade

não transforme o bom em mau

O Jayme Caetano Braun

dessa linha não se afasta

A inspiração não se gasta

nem me torna mais cruel

Eu conquistei um anel

O de gaúcho- e me basta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário